Barra Grande - Bahia: onde fica, como chegar e o que fazer?

Que tal conhecer um paraíso ainda não muito conhecido dentro do território brasileiro? Essa é uma boa descrição para as maravilhas que esperam você em Barra Grande, que fica na Península de Maraú, na Bahia.

Pontuada por belas praias, trilhas repletas de verde, muita vida marinha e uma ótima estrutura turística, Barra Grande é uma região que tem muito a oferecer. Então, se você curte pelo menos uma dessas atrações, já pode começar a planejar as suas próximas férias.

Está com curiosidade de saber mais? A seguir, veja as principais informações sobre Barra Grande e as atrações da Península de Maraú.

Onde fica Barra Grande e como chegar?

Barra Grande é o nome da vila que fica na Península de Maraú, ao sul da Bahia. Ela é conhecida principalmente por suas praias desertas, piscinas naturais, mangues, mata atlântica e fauna bastante diversa.

Para chegar a Barra Grande é preciso realizar uma viagem com mais de um meio de transporte. Quem vem de longe pode voar até uma cidade próxima, como Ilhéus ou Salvador, e realizar o restante do percurso de carro ou de ônibus.

Em termos de distâncias, Barra Grande fica a cerca de 127 km do aeroporto mais próximo, que é o Aeroporto de Ilhéus. Quem desembarca do Aeroporto de Salvador fica a uma distância de 270 km da vila.

Seja qual opção for escolhida, o trecho final do percurso precisa ser obrigatoriamente realizado de barco. Ele atraca na Praia de Barra Grande, que é o principal centro agregador de turistas da região e serve de ponto de acesso para toda a estrutura do lugar.

O que fazer em Barra Grande?

Não faltam atrações em Barra Grande para curtir as férias com a família, os amigos ou a dois. Para se programar bem, vale a pena conhecer as principais opções e identificar aquelas que mais atendem aos seus gostos. Destacamos abaixo quais são as principais atrações de Barra Grande, na Península de Maraú. Confira!

Curtir as belas praias

Barra Grande é muito lembrada por suas praias desertas de água cristalina e mar calmo. Esse cenário de tranquilidade se multiplica em várias vezes, já que você tem diversas opções de praias para escolher ao fazer a sua visita à região.

Aliás, tem opção de praia para todos os gostos. A Praia de Barra Grande, por exemplo, é a principal delas, tendo a maior concentração de turistas e também de restaurantes, quiosques e demais estruturas voltadas aos visitantes.

Só que você também pode escolher aquelas praias mais calmas e isoladas. É o caso, por exemplo, da Praia de Algodões e da Praia do Cassange. Já na Praia de Taipu de Fora, o principal atrativo são as piscinas naturais.

Passear de escuna pelas ilhas

Quem quer conhecer bem a região da Península de Maraú pode pegar um dos vários passeios de escuna disponíveis em Barra Grande. Boa parte deles dura de 5 a 6 horas, compreendendo as várias ilhas que pontuam o mar das imediações com um bom número de paradas.

Entre as atrações estão a Ilha da Pedra Furada, a Ilha do Goió, a Ilha do Sapinho e vilarejos como o de Campinho e Maraú. As escunas são grandes e confortáveis, além de parar em locais com restaurantes e banheiros.

Os passeios de escuna saem do píer localizado na Praia de Barra Grande pela manhã. Então, consulte a tabela de horários disponíveis e se programe para curtir o dia passeando de escuna pela região.

Observar a vida marinha

A vida marinha é muito rica na Península de Maraú e você pode acompanhar tudo de camarote ao visitar Barra Grande. Então, essa é uma possibilidade que precisa fazer parte do seu roteiro.

Uma das espécies que frequentam as águas da região é a baleia jubarte. É possível fazer passeios específicos para a observação delas, que aparecem próximas à Praia da Bombaça. O espetáculo tem tudo para tornar a sua viagem inesquecível.

Você e seus convidados também podem observar a vida marinha bem de perto com a prática de snorkeling ou mergulho. Existem diversas empresas que prestam esse serviço, especialmente em praias com piscinas naturais, como a Praia de Taipu de Fora.

Fazer trilhas e visitar cachoeiras

Outro destaque das atrações de Barra Grande e região são as várias trilhas naturais que percorrem as imediações das praias. Em muitas delas, é possível chegar até belas cachoeiras que proporcionam uma tranquilidade e deslumbramento sem igual.

Entre as melhores trilhas em Barra Grande estão a da Lagoa do Cassange, acessível pela praia de mesmo nome. Isso rende um ótimo passeio de um dia, com parte dele dedicada a curtir o mar e outra, à trilha.

Outra ótima opção é a Trilha das Bromélias, que conecta a Praia de Taipu de Fora e a Praia do Cassange. Trechos dessas trilhas podem ser percorridos à pé, de 4x4 ou até mesmo de bicicleta. Então, vale a pena consultar as informações na Praia de Barra Grande.

Ficar na Pousada Irmã Lua

Em frente ao mar da Praia da Bombaça, um recanto paradísiaco espera você para dias de tranquilidade e muito conforto. 

Com suítes aconchegantes e ótima infraestrutura com piscinas, restaurante e bar pé n'areia, a Irmã Lua é a melhor opção de hospedagem com ótimo custo-benefício na Península de Maraú.


Que tal curtir tudo isso e muito mais aqui? Fale com nossa equipe e faça já sua reserva!